Cirurgia de Face

Rejuvenescer sem perder a naturalidade, eliminando a flacidez, recuperando o contorno e a beleza de áreas importantes da face é o segredo e a arte da cirurgia.

Cirurgias de rejuvenescimento e estéticas para tornar a face uma aparência mais jovem, harmônica e natural:

Indicação: a cirurgia palpebral é realizada com a finalidade de retirar o excesso de pele e tratar a herniação de gordura que ocorre com o envelhecimento, causando o aspecto de cansaço e tristeza.

Anestesia: conforme indicação médica pode ser local, local com sedação ou geral.

Internação: esse procedimento é realizado em regime ambulatorial, ou seja, após recuperação do paciente e, conforme avaliação médica ocorre alta hospitalar.

Pós-operatório: são esperados edema (inchaço) local e equimoses (manchas avermelhadas) em toda região tratada, que podem permanecer por cerca de 10 a 15 dias. Além disso, pode haver sensibilidade dos olhos e ressecamento, o que será amenizado com hidratação ocular. È importante a proteção com relação à exposição solar, que pode causar manchas de difícil tratamento na pele.

Complicações: são muito raras, mas como todo procedimento cirúrgico pode ocorrer hematoma e infecção. No caso específico da blefaroplastia pode ocorrer inversão da pálpebra inferior (ectrópio) ou esclera aparente.

Cuidados pós-operatórios:
• Compressa fria nos olhos conforme orientação médica;
• Evitar exposição solar nos primeiros 60 dias;
• Retornar para revisões cirúrgicas conforme orientação.

Indicação: correção de deformidades nasais adquiridas ( trauma) ou genéticas, visando a melhora
na proporção entre o nariz e a face. A cirurgia estética pode ser realizada conjuntamente com o tratamento de alterações funcionais com septoplastia ou turbinectomia.

Anestesia: local com sedação ou geral.

Internação: até 24 horas.

Pós-operatório: a imobilização do nariz é realizada por gesso ou acrílico por 1 semana.

São esperados edema (inchaço) e equimoses (manchas avermelhadas) em toda região peri-ocular, que podem permanecer por cerca 3 semanas. No entanto, o edema no nariz permanece por até 6 meses, o que é percebido pelo paciente pelo endurecimento e alteração de sensibilidade da ponta nasal.

Complicações: são raras, mas podemos citar sangramento pós-operatório, hematoma, infecção, obstrução nasal e assimetria e/ou desvio dos ossos nasais.

• Evitar exposição solar nos primeiros 60 dias;
• Não mexer no curativo;
• Não usar óculos;
• Retornar para revisões cirúrgicas conforme orientação.

É a elevação de sobrancelhas para a melhora estética do olhar, assim como conforto na elevação
palpebral e, consequente melhora funcional pela diminuição de peso sobre as palpebras.
A cicatriz pode ser posicionada no couro cabeludo ou justaposta aos pêlos dos supercílios. Isso será
definido caso a caso .

Indicação: tratamento da flacidez e excesso de pele em toda face em decorrência do envelhecimento, com atuação nos olhos, face e pescoço. Com isso há melhora nas rugas, sulcos e contorno facial.

Anestesia: local com sedação ou geral.

Internação: até 24 horas.

Cicatrizes: região anterior da orelha com extensão anterior e posterior no couro cabeludo.

Pós-operatório: dor é pouco comum, havendo edema (inchaço) e equimose moderados; pode haver alteração transitória da sensibilidade.

Complicações: são muito raras, mas como todo procedimento cirúrgico pode ocorrer hematoma e infecção, além de alterações de cicatrização como deiscência (abertura das cicatrizes) ou quelóide.

Especificamente pode haver assimetria ou lesão nervosa transitória ou definitiva.

Em pacientes fumantes, pelo comprometimento da circulação do sangue há uma maior chance de sofrimento da pele ou necrose e deiscência.

• Compressa fria na face;
• Evitar esforço físico na primeira semana;
• Evitar exposição solar conforme orientação médica;
• Retornar para revisões cirúrgicas conforme orientação.

Indicação: correção anatômica de deformidades auriculares, como orelha de abano, diminuindo a distância entre a orelha e o couro cabeludo. Pode ser realizada à partir dos 6 anos, quando sua formação está completa.

Anestesia: conforme indicação médica pode ser local, local com sedação ministrada pelo médico anestesista ou geral.

Pós-operatório: é necessário uso de faixa elástica por 60 dias, evitando-se qualquer tipo de trauma local.

Complicações: são muito raras, mas como todo procedimento cirúrgico pode ocorrer hematoma e infecção, além de deiscência ou abertura da cicatriz e cicatriz hipertrófica ou quelóide.

• Uso da faixa elástica;
• Retornar para revisões cirúrgicas conforme orientação.

– Correção de lóbulos rasgados ou alargados
– Diminuição de lóbulos grandes e com flacidez local pela perda de colágeno. Nestes casos podemos
associar correção cirúrgica e tratamento com preenchimento com ácido hialurônico.

Procedimento que visa diminuir a distância em borda nasal inferior e lábio superior, causando um efeito de rejuvenescimento imediato. Isso pode acontecer pelo envelhecimento,que causa alongamento dessa área, o que esconde parte da mucosa labial e modifica o sorriso.

Procedimento que tem como objetivo retirar a bola de Bichat, localizada abaixo das maças do rosto. O resultado esperado é um afinamento na porção central do rosto, mas está diretamente associado ao volume da bolsa de gordura, sendo de suma importância a indicação precisa.