Veja algumas dicas para programar a sua cirurgia plástica, cuidados e procedimentos para tornar o seu tratamento mais eficaz e duradouro.

Programe-se

A data do procedimento é de fundamental importância para uma recuperação mais rápida.
Os cuidados do período pós-operatório estão diretamente relacionados ao procedimento cirúrgico, devendo ser rigorosamente cumpridos, assim como as demais recomendações médicas que visam minimizar os riscos de complicações. É importante contar com a ajuda de pessoas próximas, o que diminui a ansiedade relacionada ao cumprimento da rotina diária pelas restrições cirúrgicas. A mais importante e difícil de ser adequada ao dia-a dia é a impossibilidade de dirigir.

Tabagismo

O cigarro é composto por diversas substâncias que afetam o sistema circulatório e causam vasoconstrição, ou seja, diminuição da oferta de sangue e oxigênio aos tecidos. Com a menor oferta de oxigênio ao tecido em cicatrização, há uma maior chance de necrose, ou seja, morte do tec ido, o que pode propiciar infecções. Outro efeito do fumo é a inibição da adesão e migração celular, alterando ainda mais o processo cicatricial. O cigarro também afeta diretamente a quantidade de vitaminas A, C e D (antioxidantes naturais) na pele, diminuindo sua resistência aos radicais livres e afetando a produção de colágeno, responsável direto pele qualidade da pele e, consequentemente, da cicatrização.
Assim, é importante que o cirurgião plástico seja informado sobre o tabagismo e, o ideal é a interruçãopor, pelo menos, três semanas antes de qualquer intervenção cirúrgica.

Informações

É de fundamental importância uma boa relação médico-paciente para que o tratamento ocorra sem dúvidas e de maneira tranquila.
Durante as consultas que precedem o procedimento o paciente deve informar todos os medicamentos que utiliza regular ou esporadicamente. Isso porque mesmo os considerados naturais ou homeopáticos pode m ter efeitos na coagulação ou na cicatrização, podendo sua interrupção ser necessária, conforme orientação médica.

Roupas Adequadas

Devida às restrições na movimentação no período pós-operatório, o ideal é a utilização de roupas confortáveis, que não causem compressão no local operado. Nas cirurgias de mama, por exemplo, o uso de roupas com botôes pode facilitar a rotina e trazer certa independência, visto que uma das restrições é a elevação dos braços.