Reparadoras

A cirurgia plástica reparadora tem como objetivo corrigir lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos. É considerada tão necessária quanto qualquer outra intervenção cirúrgica.
Infelizmente o câncer de mama é uma patologia muito frequente, que necessita de ressecção cirúrgica para seu completo tratamento. Essa cirurgia deixará algum grau de deformidade ou assimetria com relação à mama contra-lateral.
A cirurgia para reconstrução da mama visa melhora estética, buscando a simetria e diminuição das sequelas, devolvendo a autoestima da mulher. Há várias técnicas cirúrgicas que poderão ser utilizadas e a escolha será feita de acordo com cada caso.
O objetivo do tratamento é transformar uma cicatriz de má qualidade em uma cicatriz mais discreta, fina e macia. Podem ser realizados diversos procedimentos:
- Lipoenxertia para nivelar as cicatrizes retraídas (afundadas)
- Correção cirúrgica da cicatriz
- Zetaplastia para bridas cicatriciais
- Corticoterapia intralesional com corticoides para controlar o crescimento recente de cicatrizes e para abaixar QUELÓIDES
- Retirada da cicatriz + betaterapia para QUELÓIDES
O tratamento depende do tipo de tumor, assim como a cirurgia reparadora. Os tumores de pele podem ser divididos da seguinte maneira:
- CBC ou carcinoma basocelular (70% dos casos)
- CEC ou carcinoma espinocelular (25% dos casos)
- Melanoma (5% dos casos)